Chuvas ácidas
Como se define?
Chuva ácida é uma forma de precipitação atmosférica, cuja acidez é substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.
Como se caracterizam?
Chuva ácida é um fenômeno atmosférico caracterizado pelo alto grau de acidez das águas das chuvas, com pH menor do que 5,6. É causada pelo elevado grau de poluição atmosférica. Em função disso, é mais comum em grandes centros urbanos e áreas altamente industrializadas.
Quais as causas das chuvas ácidas?
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.
Quais são as áreas do mundo mais afetadas pelas chuvas ácidas?
Em escala global, observa-se a deposição ácida em maiores quantidades em países da América do Norte, como os Estados Unidos, e da Europa, a exemplo da Inglaterra, Escandinávia, Polónia, Alemanha e República Checa.
Quais são as áreas de Portugal mais afetadas pelas chuvas ácidas?
grandes quantidades de Óxidos de Azoto. A poluição atmosférica em Portugal, indicadora de possível queda de chuvas ácidas, verifica-se elevadamente em cidades como Setúbal, Porto, Lisboa, Sines, Tapa- da, Carregado, Estarreja, Barreiro e Seixal.
Quais são as consequências resultantes das chuvas ácidas?
Quais são as medidas de mitigação, prevenção, controlo e proteção face às chuvas ácidas?