Destruição da floresta
Como se define a destruição da floresta?
O termo significa a eliminação parcial e gradual da vegetação da floresta devido à extração seletiva de madeira e de outros recursos naturais, como minérios. Pode ser causada também pelo fogo ou por mudanças climáticas e alcançar áreas distantes de onde ocorreram os desmatamentos.
Como se caracteriza a destruição da floresta?
A destruição das florestas acarretou grandes transformações, como redução da biodiversidade e alterações nos sistemas climáticos, pedológicos e hidrológicos. O desmatamento constitui uma prática relacionada à ocupação humana desde as primeiras formas de agrupamentos sedentários.
Quais as causas da destruição da floresta?
Entre as principais causas dos desmatamento nesse bioma, estão a extração de recursos naturais, a utilização de madeira para produção de carvão vegetal e celulose, e, ainda, o avanço da urbanização.
Quais são as áreas de Portugal mais afetadas por esse risco?
Quais são as consequências resultantes da destruição da floresta?
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Quais são as medidas de mitigação, prevenção, controlo e proteção face à destruição da floresta?
Soluções para o desmatamento
- Implementação de um modelo econômico de produção baseado no desenvolvimento sustentável;
- Participação do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento de ações de preservação ambiental;
- Aplicação da legislação ambiental por meio da fiscalização e da punição de crimes ambientais;