Poluição atmosférica
Como se define?
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera terrestre susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia.
Como se caracteriza?
A poluição do ar, chamada também de poluição atmosférica, é ocasionada pela emissão de substâncias que alteram as características naturais da atmosfera, como material particulado presente na poeira e na fumaça, agentes biológicos e gases, segundo a definição apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quais as causas do risco?
Pode ser causada por fatores antrópicos ou por fatores naturais. Suas causas antrópicas são principalmente a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e geração de energia por usinas. Já suas causas naturais são as erupções vulcânicas, as queimadas naturais, os animais e a decomposição da matéria orgânica.
Quais são as áreas do mundo mais afetadas pela poluição atmosférica:
Principalmente, o Norte de África, o Médio Oriente e o Sudeste Asiático.
Quais são as áreas de Portugal mais afetadas pela poluição atmosférica:
O nível de poluição atmosférica é praticamente mutuo no território português, apenas com exceção do extremo norte de Portugal.

Quais são as consequências resultantes da poluição atmosférica?
Dentre os problemas de saúde causados pela poluição atmosférica destacam-se as doenças respiratórias, como asma e bronquite, pneumonias, tosses, irritações e alergias. Em casos mais graves, a poluição do ar pode causar danos aos sistemas imunológico, nervoso e reprodutivo, hipertensão, cancro e até mesmo, a morte.
Quais são as medidas de mitigação, prevenção, controlo e proteção face à poluição atmosférica?
- Optar por transportes com uma pegada ecológica inferior à do carro;
- Preferir energias biodegradáveis e sustentáveis.